Por: Mariana de Senzi Zancul – Docente do NECBio, IB/UnB       

   

O Laboratório de Ensino de Ciências (LEC): Idealização e objetivos

                                                                                       

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB) tem como diretriz norteadora a formação de alto nível do licenciado em Ciências Biológicas, alicerçada numa sólida fundamentação teórica nas dimensões históricas, filosóficas, psicológicas, políticas e didático-pedagógica, essenciais ao exercício da profissão, articulada à formação decorrente da vivência de atividades práticas.

Avaliando o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UnB, em pesquisa realizada com licenciandos que cursavam o último semestre, nos anos de 2009 e 2010, foi verificado que os alunos apresentavam muitas dúvidas e inseguranças, principalmente nos momentos de planejamento das atividades e aulas que iriam ministrar nas escolas de ensino básico, no período em que realizam as disciplinas de Estágio Supervisionado em Ensino (ZANCUL, 2010).

Considerando as questões apresentadas, foi idealizada a criação de um Laboratório de Ensino de Ciências (LEC) dentro do NECBio/IB, visando atender, principalmente, às necessidades dos nossos Licenciandos. Assim o LEC iniciou suas atividades no início de 2011, tendo como principal objetivo dar subsídios para a formação dos licenciandos em Ciências Biológicas, sobretudo no período em que estão cursando as disciplinas específicas da licenciatura. O Laboratório também tinha os objetivos de promover atividades que contribuíssem para discussões a respeito do ensino-aprendizagem de Ciências Naturais e Biologia e favorecer a elaboração de projetos inter e multidisciplinares. 

O LEC abriga, desde 2011, materiais pedagógicos, tais como modelos, jogos, DVDs, livros didáticos e paradidáticos, revistas, obtidos por meio de doações, e tem um grupo de professores e monitores atuando para auxiliar os licenciandos em suas dificuldades. Tal espaço, além de dar suporte para as atividades desenvolvidas em disciplinas específicas oferece condições para a organização de distintas atividades de formação.

                                                                                           

 Organização do LEC

A organização do LEC foi sendo realizada de maneira gradual. A maior parte do acervo existente é fruto de doação por parte de professores, de alunos e de ex-alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Em 2010 foi realizada uma grande triagem prévia do material e modificações na disposição do espaço, das prateleiras e dos armários, muitos materiais foram descartados ou doados.

O espaço abriga distintos materiais pedagógicos, tais como modelos, jogos, livros didáticos e paradidáticos e periódicos. Além disso, a cada semestre, o LEC recebe novos materiais. Com um acervo crescente, foi percebida a necessidade de mantê-lo organizado da melhor forma possível, principalmente para o uso dos estudantes e para que e, os empréstimos desses materiais fossem realizados de maneira simples, já que todos os materiais existentes no LEC podem ser emprestados aos estudantes.

Para auxiliar na organização do espaço, alunos de graduação da Faculdade de Ciências da Informação – UnB atuaram como estagiários do LEC tratando todo o acervo bibliográfico de livros didáticos, paradidáticos, de apoio pedagógico e o acervo videográfico do laboratório, incluindo DVDs. Entre 2011 e 2014, participaram dessas atividades de organização do acervo do LEC 20 alunos de graduação da FCI – UnB. Tais atividades também contribuíram para a formação destes estudantes que tiveram que planejar ações, manuais e resolver os desafios que aparecem.

Alguns materiais que compõem o acervo foram e são produzidos por alunos de disciplinas oferecidas pelo NECBio, como os modelos, jogos e atividades experimentais. Assim como todos os demais itens do acervo, estes materiais são frutos de doações ao laboratório.

Existe também uma organização geral do funcionamento do LEC, a cada semestre alguns alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UnB são monitores do Laboratório de Ensino e permanecem determinados períodos do dia no LEC para auxiliar os estudantes a fazer trabalhos e emprestar ou devolver material.

Atividades realizadas

Desde o início do seu funcionamento diferentes atividades vêm sendo desenvolvidas no LEC, pelos professores do NECBio.

  1. Empréstimo de materiais
  2. Aulas de disciplinas de graduação e atividades de pesquisa
  3. Preparo de aulas e de trabalhos das disciplinas da Licenciatura

   4. Projeto de Extensão Seminários e Oficinas do LEC

 

Considerações Finais

Considerando a necessidade de ampliar a formação, as atividades realizadas no Laboratório de Ensino de Ciências do NECBio, mais do que possibilitarem a consulta e a utilização de materiais diversificados, essenciais para a prática pedagógica, procuraram, nestes mais de 10 anos, favorecer momentos de diálogo, de interação com o outro e de reflexão crítica a respeito do trabalho docente, contribuindo assim para incentivar práticas acadêmicas inovadoras e para a reestruturação e melhoria da qualidade do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UnB.

 

Referências interessantes a respeito da temática

FRANCO, L.S.; SILVA, T.A.L.; ZANCUL, M.S.; VIVEIRO, A.A. O laboratório de ensino de ciências como espaço para o planejamento de regência no estágio supervisionado: investigando as percepções de licenciandos em ciências biológicas. Revista da SBEnBio, v. 5, p. 1-8, 2012

MARTINS, A.F.P. Estágio supervisionado em física: o pulso ainda pulsa... Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.3, p.3402-1 – 3402-7, 2009.

SCHMALL, A.V. et al. Limites e possibilidades do estágio curricular no processo de formação inicial de professores. In: DIAS, M.F.S.;

SOUZA, S.C.; SEARA, I.C. (Org). Formação de professores: experiências e reflexões. 1. ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, v.1, p.65-76, 2006.

VIVEIRO, A.A. Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de ciências: reflexões a partir de um curso de licenciatura. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP, Brasil, 2010.v

ZANCUL, M.S. O papel do estágio supervisionado em ensino de ciências biológicas na formação de professores. Revista da SBEnBio, n.3, p. 1923-1930, 2010.